quarta-feira, 13 de agosto de 2008

II Pipoca e Papo traz tema do Seminário Internacional de UNICEF

Ensino Médio: Direito, Inclusão e Desenvolvimento será o tema da roda de conversa do II Pipoca e Papo no próximo dia 22 de agosto, das 15 h às 18h, na sede do CRIA (Rua Gregório de Mattos, 21, Pelourinho). Participação aberta e gratuita.

A discussão servirá de embasamento para a participação do CRIA no Seminário Internacional do UNICEF, que acontece de 2 a 4 de setembro em Buenos Aires (Argentina) com o objetivo de potencializar o esforço dos países da região em prol da melhoria da educação, por meio do trabalho conjunto e da troca de experiências e conhecimentos.

Para esquentar a panela da pipoca, será exibido o filme Pro dia nascer feliz (direção de João Jardim) que evidencia o cotidiano e a subjetividade de estudantes e alguns professores de seis escolas do Brasil. Na seqüência, Marcelo Rocha, educador, fará uma breve análise da situação da educação secundária na Bahia.

Eleonora Rabêllo, Coordenadora Pedagógica do CRIA, levará os questionamentos e reflexões para o Seminário Internacional do UNICEF, um espaço acadêmico, político e técnico de debate sobre o Ensino Médio.

Para o UNICEF da Argentina, Brasil e Chile, que promovem o Seminário, os Estados têm avançado em reconhecer a necessidade de estender a escolaridade obrigatória para garantir uma base de conhecimento que permita o exercício pleno da cidadania. Mas, avalia-se que
a estrutura é insuficiente e cara e os índices mostram resultados baixos de aprendizagem, além das altas taxas de abandono que se acentuam nos setores mais pobres - oferta insuficiente, qualidade questionável, limites de investimento.

PROGRAMAÇÃO do Pipoca e Papo

15h – Abertura - O sentido do encontro
15h10 - O filme: "Pro dia nascer feliz"
16h40 – A atual situação da educação secundária no Estado da Bahia - Breve análise de Marcelo Rocha
17h – Debate com os participantes

Saiba mais! Siga os caminhos da construção das políticas públicas de educação do seu país: http://www.seminariosunicef.org/por/index.php


Nenhum comentário :

Postar um comentário