quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Pelourinho Digital

A convite da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o CRIA participa do Pelourinho Digital. O projeto coordenado pela Cipó Comunicação Interativa, que prevê o desenvolvimento do Portal Cultural do Pelourinho e do Projeto Gráfico do Museu a Céu Aberto.

O papel do CRIA é orientar a formação de 30 jovens estudantes entre 15 e 18 anos, moradores da região, sobre mapeamento cultural. Essa metodologia desenvolvida pelo CRIA em 2006 resultou na criação do Guia de Mapeamento Cultural utilizado pelo Selo UNICEF.

A formação dos jovens se estende até novembro. Será facilitada por Paula Carvalho e Mariana David, assistentes do projeto e membros da equipe do CRIA sob a coordenação de Daniela Matos - Produtora Cultural, doutoranda em Comunicação e Cultura - e acompanhamento de Maria Eugênia Milet - arte-educadora coordenadora geral do CRIA.

Museu a Céu Aberto

A partir das informações mapeadas, a Cipó organizará com os jovens um banco de dados de informações culturais que serão disponibilizadas pelas ruas do Centro Histórico e na internet. Para isso, os jovens participarão de formações em comunicação, webdesign e design gráfico, atividades de fotografia e de “ser e conviver” – que promovem o desenvolvimento pessoal e social.

A criação do Portal Cultural e o Museu a Céu Aberto fazem parte do Projeto Pelourinho Digital, uma co-realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Programa Pelourinho Cultural e do Fazcultura/Oi Futuro.

A proposta do Pelourinho Digital é montar um centro de formação e produção de mídia e cultura comunitária, que servirá de referência para a criação de um programa de redução da desigualdade social em regiões com baixos índices de desenvolvimento humano.

Um comentário :