segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Baile do Deus Menino


Mais fotos aqui.

É possível criar uma Festa de Natal diferente, sem Papai Noel e sem empurra-empurra nos shoppings? Na manhã da sexta, dia 05/12, 400 crianças de 3 a 10 anos, alunas do Centro de Educação Infantil Cid Passos (Coutos) provaram que a resposta é sim.

Sob a coordenação de Lydia Hortélio, as crianças seguem a tradição tipicamente brasileira da Louvação do Menino, e montam um Presépio conforme reza a tradição do interior da Bahia. Na programação, marchas e jornadas cantadas, dançadas e representadas por um terno de pastores e pastoras que se vestem especialmente para a Louvação.

O Presépio da Cid Passos é inspirado no Baile do Deus Menino, realizado na Fazenda Grota Funda, comunidade rural do município de Serrinha, interior da Bahia. São marcas registradas a voz cantada, as loas recitadas, pandeiro, sanfona, palmas marcando o ritmo, arcos, flores, coroas, chapéus de papel, danças e as evoluções.

A atividade foi a culminância de uma parceria de três anos entre CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes e Centro de Educação Infantil Cid Passos, que tem por objetivo resgatar a Cultura Tradicional da Infância. O projeto é apoiado pela organização internacional Save the Children e conta com a consultoria de Lydia Hortélio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário