sexta-feira, 20 de março de 2009

Ensino Médio em debate

O Estado da Bahia tinha 722.817 estudantes cursando o Ensino Médio no ano de 2006, a maioria (633.625) matriculada em colégios estaduais. É bastante - em 1997, este número era de 370.256 - mas ainda temos um desafio a vencer: a qualidade.

Pensando nisso, técnicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e representantes (adolescentes e adultos) das ONGs CRIA, Cipó, Avante e Projeto Axé se reuniram esta semana (quinta e sexta-feira) para o 1º Seminário sobre as Políticas de Ensino Médio do Estado da Bahia, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. O objetivo é o de contribuir para a construção de uma política de ensino médio que seja pautada no diálogo entre diferentes segmentos.

As experiências das ONGs e o documento "Princípios e Eixos da Educação no Estado da Bahia", produzido pela SEC, serão as referências para o debate, que deve aproximar atores, identificar avanços, fragilidades e possibilidades de ações conjuntas entre governo e da sociedade civil.

O CRIA colabora conduzindo oficina sobre articulação entre escola e comunidade, que será ministrada para 50 pessoas, divididas em dois grupos. A arte-educação desenvolvida pelo CRIA ao longo de seus quase 15 anos será o ponto de partida da atividade. "Queremos que os técnicos da SEC pensem o documento que eles mesmos elaboraram, a partir de uma metodologia mais participatva", explica Eleonora Rabello, coordenadora do CRIA, que vai ministrar a atividade.

Após as oficinas, os participantes de reúnem em plenária, para debates e acompanhamento. O resultado final será transformado em documento para ser debatido no Seminário Estadual: Juventude, Ensino Médio e Comunidade, a ser realizado entre abril e maio de 2009.

Nenhum comentário :

Postar um comentário