quinta-feira, 4 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



O CENTRO DE REFERÊNCIA INTEGRAL DE ADOLESCENTES (CRIA), NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER MOBILIZA A POPULAÇÃO PARA DEBATER OS DIREITOS DAS MULHERES COM FOCO NO ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FINS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL. DIA 8 DE MARÇO DE 2010, ÀS 9H, NO TEATRO MIGUEL SANTANA (R. GREGÓRIO DE MATTOS, 49, PELOURINHO).

NESSE MOMENTO, O CRIA SENSIBILIZARÁ AS INSTITUIÇÕES SEDIADAS NO PELOURINHO, INICIANDO UMA DISCUSSÃO DAS POSSIBILIDADES DE POTENCIALIZAR SUAS ATIVIDADES EM AÇÕES COLETIVAS QUE BENEFICIEM A COMUNIDADE DO CENTRO HISTÓRICO.

A programação terá início com a apresentação do espetáculo “Quem me ensinou a nadar”, encenado pelo grupo de Teatro Iyá de Erê/CRIA. Em seguida ocorrerá um debate com a platéia, que pautará o universo feminino, violência doméstica, psicológica, e, mais especificamente, o TRÁFICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FINS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL.

O espetáculo tem como cenário o Centro Histórico. No Pelourinho, território de com-tradições, invenções e re-existências, mulheres guerreiras fiam o destino de uma história que começou há muito tempo, com os negros tornando-se malungos (irmãos) no navio negreiro, e assim continuam na luta do dia-a-dia e nos encantamentos da cidade. Os personagens, subindo e descendo as ladeiras, seguem os passos das meninas e meninos que param nas encruzilhadas da vida e precisam decidir sobre seu próprio destino.

Esta atividade é apoiada pela União Européia e pelo Instituto Winrock e faz parte do projeto “Artes Comunitárias no Enfrentamento das Violências Sexuais”. O projeto prevê para esse ano: a circulação, pela cidade, de esquetes que abordam a temática do tráfico de seres humanos e HIV/aids, nos bairros de Cosme de Farias, Arenoso, São Lazaro. E uma publicação sobre Prevenção e Enfrentamento do Tráfico de Seres Humanos, com lançamento previsto para setembro de 2010.

CONTEXTO:

2010 é um ano particularmente importante para a promoção da igualdade de gênero. Comemora-se os 15 anos da Plataforma de Beijing e os 10 anos da Resolução 1325 do Conselho de Segurança da ONU sobre Mulheres, Paz e Segurança.
A igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres estão no coração da cooperação para o desenvolvimento. A visão da União Europeia (UE) é que a igualdade de gênero e direitos das mulheres não é somente um direito humano fundamental e uma questão de justiça social, mas é crucial para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Por isso, a UE inclui um forte componente de gênero em todas as suas políticas e práticas.
De fato, a erradicação da pobreza requer que mulheres e homens tenham direitos iguais, oportunidades iguais nas esferas econômica e social, igualdade de acesso e controle sobre os recursos da sociedade e voz política.

Programação:

9h - Abertura
9h20 - Apresentação do espetáculo “Quem me ensinou a nadar”
10h10 – Debate
11h30 – ENCERRAMENTO

Serviço:

O quê: CRIA COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Dia/hora: 08 de março de 2010, às 9h
Local: Teatro Miguel Santana – Rua Gregório de Matos, nº49, Pelourinho
Preço: ENTRADA FRANCA

Maiores informações:

Irene Piñeiro – 71 3322 1334 – ramal 1 / 8886-2996
Psicóloga, Coordenadora área de Saúde / CRIA

Débora Aranha – 71 3248 0701 / 9903-3058
Instituto WinRock

Carla Lopes – 71 3322 1334 – ramal 1 / 8783 0186
Pedagoga, arte-educadora, diretora do espetáculo/CRIA

Scheilla Gumes - 71 3322 1334 – ramal 3 / 8786-3828
Coordenadora de Comunicação CRIA

Nenhum comentário :

Postar um comentário