quinta-feira, 18 de março de 2010

Lançamento de material educativo: Nosso Caderno Pataxó


O material educativo Nosso Caderno Pataxó, voltado para adolescentes indígenas e realizado pelo Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA) será lançado, no dia 19 de março, 14 h, no Centro Cultural da Escola Indígena da Aldeia Pataxó de Coroa Vermelha em Santa Cruz Cabrália. O Caderno pretende valorizar a identidade Pataxó e alertar os adolescentes das aldeias para que se mobilizem pela garantia dos seus direitos.

A metodologia de arte-educação utilizada pelo CRIA para a elaboração do Caderno, incentivou os adolescentes a escreverem sobre os mitos de criação, a história, a cultura, a arte, a tradição e os costumes do povo Pataxó. São abordados também temas como promoção dos direitos, enfrentamento da violência, a prevenção do HIV/AIDS, proteção contra o uso de álcool e outras drogas, assim como o combate ao trabalho infantil e à discriminação.

O Nosso Caderno Pataxó é um dos resultados do Projeto Território de Proteção da Criança e do Adolescente que tem como objetivo promover o fortalecimento dos direitos das crianças, adolescentes e suas famílias da aldeia Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália e em outros territórios indígenas. É desenvolvido no extremo sul da Bahia pelo Instituto Tribos Jovens (ITJ), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Veracel, em parceria com as aldeias indígenas Pataxó.

Lançamento do Nosso Caderno Pataxó
Local: Centro Cultural da Escola Indígena da Aldeia Pataxó de Coroa Vermelha, Sta Cruz Cabrália
Data: 19 de março | Horário: 14 horas

Contatos para entrevistas:

Irene Piñeiro/CRIA: 71 3322 1334 / 71 8886 2996
Iane Petrovich/ITJ: 73 3268 3405 / 73 8802 0310
Andréia Néri/UNICEF: 71 3183 5701

Nenhum comentário :

Postar um comentário