terça-feira, 18 de maio de 2010

CRIA mobiliza sociedade para o 18 de Maio

O CRIA - Centro de Referência Integral de Adolescentes promove no mês de maio, em Salvador, uma série de atividades de mobilização pelo 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Instituído em 2000, o dia faz alusão a um crime, ocorrido no Espírito Santo, há 27 anos, em que Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos de idade, foi violentada e assassinada.
Para marcar a data, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, do qual o CRIA faz parte, e o Ministério Público Estadual, realizarão um seminário aberto ao público no dia 18 de maio sobre o tema. O evento será às 9h00, na sede do MP, em Salvador, no bairro de Nazaré.

Durante a abertura, 12 jovens do grupo "Realidade" da comunidade de Arenoso apresentam uma esquete teatral produzida pelo CRIA sobre o tráfico de pessoas para fins sexuais. Desde o ano passado, esquetes como esta vem circulando pelas comunidades onde o CRIA tem atuado, e neste mês de maio, intensificam suas apresentações sempre seguidas de debates com o público presente falando da necessidade de ampliar a informação e prevenção acerca do tema.
Confira a programação completa

As atividades continuam na parte da tarde deste mesmo dia, com uma ação de mobilização promovida pelo Comitê, na Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador, a partir das 14h00.

Antes, nos dias 13/05 (amanhã) e 14/05 (quinta), o CRIA promove dois encontros com organizações parceiras, escolas e grupos juvenis existentes na região do Pelourinho e adjacências. O objetivo é ampliar a discussão em torno do tema, dando continuidade às ações do CRIA de articulação e mobilização para a efetivação dos direitos humanos, especialmente de crianças e adolescentes.

No dia 15, os adolescentes e jovens participam de atividades para elaboração de material cênico para a ação de rua no dia 18 de maio.

As atividades continuam ao longo do mês dentro das comunidades, com a realização de oficinas e exibição de filmes voltados para o tema do 18 de maio, além da apresentação de esquetes teatrais montadas pelos jovens destas comunidades. Todas as atividades serão seguidas de discussões.

Este ano, o CRIA tem a contribuição importante da CIPÓ- Comunicação Interativa, através do Ponto de Cultura - Cineclube Imagens Itinerantes e do Núcleo de Direitos Humanos/Pelourinho.

As ações de enfrentamento a violência sexual estão no contexto das atividades do Projeto “Artes Comunitárias no Enfrentamento das violências sexuais", fruto da parceria entre o CRIA e o Instituto Winrock, organismo internacional que apoia financeiramente e dando suporte técnico a organizações que trabalham em diversas áreas, entre elas, a luta pela garantia de direitos humanos, especialmente no enfrentamento à violência sexual, com destaque para o tráfico de pessoas para fins sexuais.

Programação

13/05 – 08h30 às 12h00, e 14 /05 - 14h00 às 17h30 - Mostra e debate sobre o filme “Cinderelas, Lobos & Um Príncipe Encantado” de Joelzito Araújo. Local: Espaço da OI Kabum - Cineclube Imagens Itinerantes - Terreiro de Jesus, 17.

15/05 - 08h30 às 12h00h. Elaboração de material cênico para a ação de rua do comitê - atividade dirigida aos adolescentes e jovens que participaram das discussões nos dias 13 e 14. Local: Tereza Batista – Pelourinho.

18/05 – 09h00 às 12h00. Seminário do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Local: Ministério Público Estadual Nazaré.

18/05 - 14h00 às 17h00. Ação de mobilização na Praça Municipal. Detalhes da mobilização serão divulgados em breve.

Nenhum comentário :

Postar um comentário