segunda-feira, 4 de abril de 2011

Biblioteca Zeca de Magalhães cai na rede!

O acervo da Biblioteca Zeca de Magalhães, pertencente ao CRIA, agora pode ser acessado diretamente pelo nosso blog (veja selo ao lado). Com isso, o CRIA quer ampliar o número de usuários, na perspectiva de potencializar o hábito e prazer pela leitura.

A disponibilização do acervo on-line foi possível graças à implantação do PHL©Elysio - Personal Home Library, um sistema especialmente desenvolvido para administração de coleções e serviços de bibliotecas, centros de informações e museus.

De acordo com o mediador de leitura e arte-educador do CRIA, Robson Poeta Du Rap, “o acervo está on-line desde agosto de 2010, mas os freqüentadores da biblioteca já vinham sendo cadastrados no sistema PHL”.


A organização e ampliação do acervo é fruto da parceria firmada em 2009 com a CAIXA Econômica Federal e o IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural - que hoje abriga fisicamente a biblioteca, no espaço do Solar Ferrão, junto à Biblioteca Manuel Querino.

O acesso ao acervo na Web permite uma rotina mais dinâmica de serviços, como consultas, empréstimo, renovações e reservas. Para isto é necessário obter login e senha, mediante cadastro feito pessoalmente na sede da biblioteca. Os interessados devem fornecer nome completo, endereço, telefone e e-mail para o sistema gerar um número de matrícula que vai servir para identificar o usuário.

A iniciativa integra a série de ações do projeto Diga Aí, Povo do Pelô!, que prevê o acesso permanente dos moradores da região do Centro Histórico de Salvador ao acervo da Biblioteca Zeca de Magalhães.

O projeto Diga Aí, Povo do Pelô! foi selecionado pelo Edital Tô no Pelô, realizado com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba), em parceria com o Programa Pelourinho Cultural e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Nenhum comentário :

Postar um comentário