segunda-feira, 2 de maio de 2011

Exploração sexual contra crianças e adolescentes em debate


A exploração sexual contra crianças e adolescentes é o tema da Roda de Conversa desta sexta-feira (06.05). A atividade integra a agenda do projeto Diga Aí Povo do Pelô!. O encontro será realizado em dois horários: às 9h00, no auditório do espaço Conexão IPAC (Solar Ferrão – Pelourinho) e às 14h00, na Escola Senhor do Bonfim, nos Barris. 

O tema foi escolhido especialmente em virtude da mobilização para o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00 e que foi criado para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta. 


 O bate-papo vai contar com a presença de adolescentes dos grupos de teatro do CRIA, educadores, membros de organizações parceiras do projeto e moradores do Centro Histórico. 
Durante o encontro vai ser trabalhado o conceito e formas de violência sexual, formas de enfrentamento, a participação juvenil e instrumentos de denúncia, a partir da exibição do filme “Anjos do Sol”, além de atividades de arte-educação. Com esses elementos os jovens vão ser provocados a falar o que acham a partir do que foi apontado.
As convidadas da roda são as assistentes sociais do CREAS - Centro de Referência Especializado em Assistência Social, Cleide Oliveira e Anaildes de Jesus, das unidades do Bonocô e Pelourinho, respectivamente, que trabalham com atendimento e assistência à criança em situação de violação de direitos.
De acordo com a Coordenadora da Área de Direitos Sexuais e Reprodutivos do CRIA, Irene Piñeiro, a realização da roda com a participação destas profissionais ocorre em função da pauta do processo de mobilização para o 18 de maio, que é executada em articulação com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, do qual o CREAS e o CRIA fazem parte junto com o CEDECA-Ba e outras instituições de proteção à crianças e adolescentes.


O projeto Diga Aí Povo do Pelô! recebeu apoio institucional do Governo do Estado da Bahia, da Secretaria da Fazenda, do Edital Tô no Pelô - Apoio à Dinamização Artístico-Cultural do Pelourinho, realizado com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura, e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC. As Rodas de Conversa contam com a parceria do Instituto Winrock, Fundação Ford, Johnson&Johnson e União Europeia.

Serviço:
O que: Roda de Conversa – Exploração Sexual contra Jovens e Adolescentes
Quando: 06/05 – sexta-feira
Horários e locais: às 9h00, no auditório do espaço Conexão IPAC (Solar Ferrão – Pelourinho) e às 14h00, na Escola Senhor do Bonfim, nos Barris.
Obs: o acesso para o Conexão IPAC deve ser pela praça das Artes.
Entrada sujeita a lotação

Nenhum comentário :

Postar um comentário