quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Circuito Comunitário difunde a arte por comunidades de Salvador


Grupo Iyá de Erê
O Circuito Comunitário de 2013 segue a todo vapor, levando para mais de 20 bairros de Salvador a arte como instrumento de formação e valorização de conceitos de cidadania. Quase 2 mil pessoas de comunidades como Sussuarana, São Tomé de Paripe, Cosme de Farias e Bairro da Paz tiveram a oportunidade de prestigiar as apresentações dos grupos Iyá de Erê, Chame Gente e CRIA Palhaço, formados por jovens atores do CRIA. "Esse projeto é importante para cumprir um dos objetivos do CRIA que é difundir a arte, formar e sensibilizar outras pessoas a enxergarem novas possibilidades, mudanças do cenário em que vivem", destaca Romílson Freitas, diretor da peça Pra lá de Tempo.

Grupo Chame Gente
Os espetáculos também foram encenados em instituições públicas e privadas, durante eventos voltados para a conscientização cultural, social e identitária e para a prática educacional, como ocorreu nesta segunda-feira (2), na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), com a presença da peça Pra lá de tempo, que tem como tema principal as manifestações realizadas ao longo da história do país, valorizando o direito de participar. Um dos jovens atores desta montagem, Yuri Gonçalves, revela as mudanças provocadas pelas apresentações do CRIA no Arenoso, bairro onde reside com sua família. "Minha comunidade não tinha muito contato com o teatro e isso causava um preconceito muito grande com esta arte e com quem fazia parte dela. Hoje sinto orgulho em ser reconhecido por meus vizinhos e ser chamado pelos nomes dos meus personagens (risos). Sinto que hoje o teatro é visto como uma opção de futuro para as crianças do Arenoso, distanciando-os do crime, do tráfico", completa, sorridente.

O Circuito Comunitário 2013 é uma realização do CRIA e conta com o apoio União Europeia, .J&J, PPM, CESE e Terre des Hommes

Nenhum comentário :

Postar um comentário