segunda-feira, 21 de setembro de 2015

II Conferência Livre de Juventude


Sábado dia 19 de Setembro aconteceu no auditório do colégio IMEJA a II Conferência Livre de Juventude,com a realização do CRIA,da BUMBÁ (Escola de Formação Artística) e da ENEGRECER (Coletivo Nacional da Juventude Negra ).

Estavam presentes na mesa Marcela Ribeiro, coordenadora de Formação Política do Enegrecer – discutindo sobre educação, Luísa Saad, atualmente diretora de Cidadania  e Cultural da SECULT – discutindo sobre cultura, Edmilson Barbosa, diretor de Imprensa do SINDAE (Sindicato dos Trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente da Bahia)- discutindo sobre meio ambiente,  e Josué Medeiros da Secretaria Nacional de Juventude– discutindo sobre Políticas Públicas 

No primeiro momento foi apresentado e introduzido os temas pelos componentes da mesa cada um com a sua representatividade Marcela, falando sobre o racismo, políticas afirmativas, chances de oportunidades para os jovens negros, políticas de cotas. Luísa, no âmbito cultural trazendo a importância das políticas culturais, a cultura como uma ferramenta de inserção e também como uma ferramenta de proteção. Os demais representantes falando sobre meio ambiente, educação e segurança. Em um segundo momento foi divido os jovens em grupos de trabalho para que a discussões fossem aprofundadas e saíssem de cada grupo propostas para serem levadas adiante e para a III Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá em Brasília em Dezembro deste ano.  

Eugênio Lima, Coordenador Geral da Bumbá e André Araújo,Coordenador de Equipe Multidisciplinar do CRIA mediaram o terceiro momento abrindo para todos as propostas colhidas e debatidas pelos grupos: Cultura, Educação, Segurança, Meio Ambiente e Trabalho.

A Conferência teve como objetivo maior de reunir propostas feitas pelos jovens , politizando-os, incentivando a lutar pelo seus espaços, pelos seus direitos como cidadãos e falar das carências da sua comunidade nas áreas abordadas.







Nenhum comentário :

Postar um comentário